Benefícios da gameficação

A Gamificação é o uso da lógica dos games em diversas situações. Trazendo esses elementos para a cenário educacional, temos a gamificação usando técnicas e métodos próprios dos jogos para tornar o processo de aprendizado mais interessante.

Atualmente, os jogos não são mais vistos como mero entretenimento. Eles já são encarados como caminhos alternativos que incentivam (de forma visual e intelectual) o aluno com os mais variados assuntos incluindo os tradicionalmente vistos em sala de aula, desta vez com nova abordagem, facilitando o processo de aprendizagem.

A ideia da gamificação é tornar o aprendizado mais proativo e ágil, de forma que o aluno perceba seu aprendizado de forma fluida e rápida. Não podemos manter alunos atentos apenas com recursos materiais defasados e sem estímulo.

Do ponto de vista pedagógico, ele alcança diversas habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento da aprendizagem, quando o aluno reflete e passa a praticar hábitos que envolvam aspectos como concorrência, socialização, busca por recompensa e superação.

Com a gamificação na educação, temos como propor a condução de uma aula mais criativa, através da instigação ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como por exemplo interatividade, assertividade, pensamento próprio, autoconfiança, persistência, imaginação, autonomia, tolerância, entre outras.

Social Media