Como elaborar um bom currículo

77.jpg

 

O currículo é uma das formas mais clássicas usadas pelas empresas na hora de avaliar os dados pessoais, a formação acadêmica e as experiências profissionais. A empresa responsável pela avaliação normalmente estabelece um perfil para uma vaga que está sendo aberta ou disponibilizada e os currículos são analisados com base nesse perfil.

Por isso a importância de ter sempre um currículo atualizado, com as principais informações bem claras, de forma que chamem a atenção do entrevistador. O documento deve ser elaborado com o objetivo de valorizar as qualidades profissionais, principalmente as que estão de acordo com a vaga disponível. Se a sua área de atuação como candidato é conservação e zeladoria, o documento deve conter informações que mostrem que você entende do setor e das atividades propostas.

Não deixe passar a oportunidade! O seu currículo precisa detalhar a sua vida profissional. Além de colocar o nome da empresa e o cargo ou função que você exercia, descreva também as atividades exercidas, suas responsabilidades e o que considerar necessário, mas atenção: nunca coloque informações que não sejam verdadeiras. Por exemplo: não coloque que você sabe inglês, pois durante a sua entrevista podem lhe fazer perguntas nesse idioma. Isso vale para todas as áreas!

A dica geral é que antes de escrever seu currículo, pare um tempo para pensar sobre os seguintes itens:

 

1.     O currículo deve ter foto?

DEPENDE. Se a empresa na descrição da vaga pedir currículo com foto, então deverá ser enviada. Evite selfies, fotos com roupas inadequadas ou em ambientes pouco profissionais (praias, clubes, festas, etc.). Caso o anúncio da vaga não fale nada sobre foto, o ideal é que o currículo não tenha foto.

 

2.     O que coloco no objetivo profissional?

O objetivo do currículo é fornecer as informações necessárias sobre o candidato para a empresa, que já possui um perfil definido e que realizará uma pré-seleção a partir das informações descritas no documento. O pequeno texto do seu objetivo deve representar suas expectativas profissionais.

 

3.     Atuei informalmente durante algum tempo. Devo colocar essa informação também?

É obrigatório colocar todas as informações relevantes ao perfil profissional, tenham sido formais ou não. As vezes uma determinada atividade realizada, ainda que informalmente, pode ser muito útil para a empresa.

 

4.     Qual a ordem das experiências profissionais?

Isso é um ponto muito importante. Lembre-se sempre de colocar suas experiências em ordem cronológica decrescente (primeiro o mais atual, depois o anterior, até chegar na sua primeira experiência profissional).

 

DICAS IMPORTANTES:

 

DICA 1: Caso você peça para alguém fazer o seu currículo (um amigo, parente ou em uma lan house), peça sempre para a pessoa verificar se não existe nenhum erro de português. Este tipo de erro prejudica bastante o visual do seu currículo. Vários candidatos são eliminados do processo por conta deste item.

 

DICA 2: A não ser que você esteja concorrendo a uma vaga em uma agência de design, o ideal é evitar colocar figuras e fontes muito diferentes, pois estas podem desviar o foco do avaliador, prejudicando assim a análise do seu currículo.

 

DICA 3: Mantenha seu currículo sempre atualizado. Caso esteja em um processo seletivo, se os dados como e-mail ou telefone não estiverem atualizados a empresa pode não conseguir entrar em contato com você. Confira sempre se seus dados estão atualizados antes de enviar o currículo.

Social Media