Mais de mil bolsistas são capacitados em programa de qualificação em Caucaia

 

No último sábado, 28, o Programa de Qualificação Profissional promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com o Instituto Nacional de Gestão, Educação, Tecnologia e Inovação (Ingeti) reuniu mais de 500 bolsistas num dia de palestras e qualificação. As atividades, que aconteceram no Centro Municipal de Formação e Avaliação (Cemfa), na Tabuba, estão na segunda edição e, no total, já contemplaram mais de mil integrantes do programa.

Merendeiros, vigias, porteiros, auxiliares de sala e profissionais de serviços gerais e de administração da rede municipal de ensino assistiram a palestras com temáticas voltadas para o desenvolvimento humano, a gastronomia, a nutrição e a segurança no trabalho.

“É sempre bom ter esses encontros para que a gente possa também ter mais conhecimento na área que a gente atua e também pra conhecer pessoas e saber de outras experiências”, comenta a auxiliar de sala, Kelviane de Souza, que esteve presente no evento. A merendeira, Anália Mendes, também falou das expectativas que tem: “Eu estou muito orgulhosa de ter participado porque o aprendizado foi maravilhoso. E que venham os cursos! ”.

Os participantes foram contemplados ainda com apresentações sobre a importância da gastronomia e manipulação de alimentos, realizadas pelos técnicos do segmento, que discursaram sobre educação alimentar e ambiental dos alimentos, além do uso adequado de insumos, como a produção através de reaproveitamento de cascas de frutas, por exemplo. Além disso, os bolsistas receberam uma palestra com diversas dicas e cuidados para ter sempre no trabalho e em casa, de acordo com as profissões.

“O evento superou nossas expectativas. Observamos uma quantidade maior do que o previsto e conseguimos acomodar todos. Além disso, notamos grande envolvimento dos participantes; a vontade deles em querer aprender e conhecer mais sobre a profissão que exercem”, informou o organizador do evento e administrador da empresa G&F Eduardo Vieira.


 

 
Maiara Paiva